O dia 13 de julho começou bem cedo para o Seminário de Leiria. Entre as 5h30 e as 7h, juntamente com os jovens dos Convívios Fraternos da nossa diocese, participámos na vigília noturna do Santuário de Fátima e rezámos com os peregrinos que enchiam a basílica de Nossa Senhora do Rosário.
No entanto, o momento mais importante do dia estava marcado para a tarde. Às 18h30, sob a presidência do bispo diocesano, cardeal D. António Marto, participámos na Eucaristia comemorativa da dedicação da nossa catedral.
A seguir ao evangelho, foi chamado aquele que ia ser instituído no ministério dos acólitos: Jorge Manuel Pombo Fernandes. A sua resposta foi pronta: «Presente!» Como acólito, é sua missão “ajudar os presbíteros e diáconos no desempenho das suas funções e distribuir aos fiéis, incluindo os doentes, como ministro extraordinário, a sagrada Comunhão” (Rito da Instituição dos Acólitos).
Terminada a homilia, pedimos a Deus que derramasse as suas bênçãos sobre ele e o Sr D. António entregou-lhe um vaso com hóstias, dizendo: “Recebe este vaso com o pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja” (Rito da Instituição dos Acólitos).
Parabéns, Jorge, por mais este passo na tua caminhada vocacional!
0 comentários