Já iniciou um novo ano no Seminário Maior de Cristo Rei – Olivais em Lisboa. Com ele vieram algumas novidades em termos de formação, sem esquecer que a verdadeira e definitiva novidade é sempre Jesus Cristo.
O Seminário Maior de Cristo Rei teve desde sempre o objetivo de formar padres santos e sábios, chamados a adquirir uma santidade sábia e uma sabedoria santa, que brotam da relação com Jesus Cristo, vivida em comunidade.
Este ano a comunidade de seminaristas e padres aumentou consideravelmente: somos 67 seminaristas e 8 padres. O 1.º e 2.º anos, que no passado estavam no Seminário de S. José de Caparide, juntamente com o Tempo Propedêutico, vieram juntar-se à comunidade do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos que já residia cá.
O percurso formativo está dividido em duas etapas. Na etapa do discipulado, que compreende os dois primeiros anos, o seminarista é convidado a tornar-se discípulo de Jesus, estando com Jesus, escutando-O e seguindo-O. A segunda etapa é chamada “da configuração”, pois o seminarista deverá pouco a pouco configurar-se com Cristo Pastor, que é esposo, profeta, servo e sacerdote.
Apesar das diferenças e dos ritmos diferentes entre as duas etapas na vida da comunidade, há muitos momentos em comum, nomeadamente as refeições, não só as que alimentam o corpo, mas principalmente a Eucaristia que alimenta a alma e o espírito dos membros desta comunidade.
Rui Ruivo, 6º ano
0 comentários