No passado dia 9 de outubro decorreu no Seminário de Leiria um encontro vocacional. Estiveram 9 rapazes, 4 do 12º ano e universitários e 5 do 9º ano ao 11º ano.
Iniciamos o encontro com a dinâmica dos “olhos vendados”: uns a conduzir, outros a serem conduzidos. Esta dinâmica ajudou a perceber como é a vocação. Apesar de não conseguirmos ter perceção de todo o caminho a fazer, de como fazer, para onde ir, onde os medos e dúvidas surgem, mas com a ajuda de outros o caminho a ser percorrido torna-se mais fácil. O caminho de Deus na nossa vida, torna-se possível de realizar.
Deus fala também por meio dos outros, que nos ajudam a discernir a vocação. É preciso saber escutar e compreender os sinais que Deus vai dando, para que se possa seguir Jesus, ser seu discípulo e aprender Dele a ser para os outros.
Interpelados também pela pergunta que Tomé fez a Jesus: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» (Jo 14, 5). O caminho descobre-se conhecendo melhor Jesus. Ele mesmo é o Caminho.
Com intuito de ajudar os rapazes a escutar Deus por meio da Igreja e a serem ajudados no seu discernimento, no caminho da sua vocação, foi-lhes apresentado o projeto “Seminário em Família”, em que os padres responsáveis do seminário os ajudam no discernimento, mas também a paróquia de cada um e em particular o pároco a família, berço de vocações, têm um lugar importante.
Continuamos a pedir ao Senhor que coloque no coração de muitos rapazes da nossa diocese a vontade de responderem “sim” à vocação sacerdotal, para desta forma servirem Deus e a sua Igreja.
0 comentários