A Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada no passado sábado, 8 de dezembro, foi dia de festa no nosso Seminário!
O encontro estava marcado para as 12h30 e ninguém faltou! Equipa formadora, seminaristas, membros do Seminário em Família e respetivas famílias, sacerdotes amigos e membros da FOS reuniram-se à volta da mesa para um almoço de confraternização.
Pelas 14h30, encontrámo-nos na Sala de Santa Jacinta e partilhámos aquilo que foi o último ano de vida do Seminário: o Tiago Silva contou como ocorreu a sua entrada no Seminário e o que está a ser a sua experiência do Tempo Propedêutico, em Caparide; o Gabriel falou da sua adesão ao Seminário em Família e da ação de voluntariado na Casa do Bom Samaritano, em Fátima; o Jorge e o Micael falaram do Seminário Maior e da importância das atividades pastorais ao fim-de-semana; recordaram-se ainda as ordenações sacerdotais e as missas novas dos padres Eduardo Caseiro e António Cardoso, entre muitas outras coisas.
O ponto alto do dia foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso bispo, D. António Marto. Começou por dizer que aquele era um momento de alegria para o Seminário porque os seus alunos se preparavam para dar passos importantes na sua caminhada em direção ao sacerdócio. Depois, apontou a Imaculada Conceição, padroeira do Seminário, como exemplo para os que percorrem os caminhos do discernimento vocacional.
Terminada a homilia, o seminarista Micael Ferreira foi admitido às ordens sacras para que, segundo o ritual, «persevere na vocação e, unido a Cristo Sacerdote por um amor sincero, possa receber dignamente o múnus apostólico.» De seguida, o Jorge Fernandes foi instituído no ministério dos Leitores, recebeu das mãos do bispo diocesano a Sagrada Escritura e assumiu o compromisso de anunciar «fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens».
No final da celebração, o Carlos, da paróquia da Maceira, foi admitido ao Seminário em Família e assumiu o compromisso de viver com alegria e responsabilidade este percurso de discernimento vocacional.
0 comentários